Tempo mais fechado e com chuva no norte de SC

Terça-feira (17/01):

Tempo: mais nebulosidade no norte do Estado, com chuva fraca e isolada pela manhã. Nas demais regiões (Oeste ao Sul), o sol aparece mais. Entre a tarde e noite, pancadas de chuva com trovoada em todas as regiões, principalmente no norte do Estado, onde as chuvas podem ser mais intensas.

Temperatura: diminui no final do dia, especialmente do Oeste ao Sul do Estado.

Vento: nordeste virando para sudoeste com rajadas mais intensas no final do dia.

Sistema: Frente fria deslocando-se no litoral do RS e SC com sistema de alta pressão no centro-norte da Argentina. Áreas de baixa pressão no litoral de SP, influenciando o tempo no norte de SC.

 

Quarta-feira (18/01):

Tempo: no litoral Norte de SC e Grande Florianópolis, permanece o tempo mais fechado e condição de chuva com trovoada isolada a qualquer hora do dia. Nas demais regiões, sol com pancadas de chuva e trovoada, bem localizada, entre a tarde e noite, especialmente nas regiões do Planalto Norte e Vale do Itajaí.

Temperatura: diminui um pouco em relação aos dias anteriores.

Vento: sul a sudeste, fraco a moderado com rajadas mais intensas no litoral.

Sistema: Sistema de alta pressão no Sul do Brasil. Áreas de baixa pressão no litoral de SP, influenciando o tempo no norte de SC.

 

Quinta e sexta-feira (19 e 20/01):

Tempo: o sol volta a predominar em todo o Estado, devido à atuação da alta pressão no Sul do Brasil e afastamento da baixa pressão no litoral de SP.

Temperatura: em elevação rápida durante o dia, especialmente no Oeste.

Vento: sudeste no litoral e de nordeste no interior, fraco a moderado.

 

Sábado (21/01):

Tempo: o sol predomina no Estado, especialmente do Oeste ao Sul. No norte de SC, aumento da nebulosidade e condição de pancadas de chuva à noite, voltando a atuar um sistema de baixa pressão no litoral de SP.

Temperatura: em elevação.

Vento: sudeste no litoral e de nordeste no interior, fraco a moderado.

 

TENDÊNCIA de 22 a 31/01 de 2017

Uma massa de ar quente e seco permanece atuando no Sul do Brasil, inibindo a passagem de frentes frias na região e mantendo a condição de dias ensolarados em SC. Nesse período, as chuvas devem ocorrer de forma bem isolada, associadas ao forte calor. No Litoral Norte de SC, no entanto, o tempo fica mais fechado e as chances de chuva são maiores, durante esses dias, por influência de sistemas de baixa pressão no litoral de SP e RJ, que favorecem o transporte de umidade para o litoral catarinense.

 

Recomenda-se o acompanhamento diário da previsão do tempo.

Laura Rodrigues – Meteorologista

Pin It