Previsão climática para o trimestre (Fev. Março. Abril) para Santa Catarina

WhatsApp Image 2017-02-02 at 09.19.01

Precipitação:
A previsão dos modelos climáticos apontam para chuva próxima à média climática em SC, neste próximo trimestre. Com isto, é esperado que o volume de chuva seja maior no mês de fevereiro em relação aos dois meses seguintes, com a chuva ainda ocorrendo de acordo com o regime de verão (pancadas à tarde e à noite

Destaque: no verão os temporais ocorrem com frequência e muitas vezes a chuva vem acompanhada de forte atividade elétrica (raios), granizo e ventania em períodos curtos. Nesta época do ano é comum também a ocorrência de ciclones que causam chuva e ventos fortes na região. Por isso, ressalta-se a importância do acompanhamento
diário da previsão do tempo.

Climatologia (o que se espera para época do ano):
Em fevereiro, o regime de verão já está estabelecido e as chuvas convectivas (curta duração) ocorrem com maior frequência entre a tarde e noite, e por vezes na madrugada, e a média mensal é de 180 a 200 mm. Em março diminuem as chuvas de verão (convectivas) e, principalmente a partir da segunda quinzena, as frentes frias chegam com maior frequência ao Sul do Brasil e são responsáveis pela maior parte da chuva em SC, e a média mensal varia de 100 a 200 mm, no Estado. Em Abril, as frentes frias continuam mais frequentes, sendo os principais sistemas responsáveis pela chuva no Estado.

Temperatura:
No trimestre, a previsão é temperatura próxima da média climática em SC, verão e início de outono típicos, com dias quentes e úmidos mais frequentes em fevereiro e início de março. A partir da segunda quinzena de março e em abril, são esperadas quedas de temperatura mais frequentes associadas às massas de ar frio.

Temperatura da Superfície do Mar (TSM):
Em dezembro e janeiro, as anomalias negativas de TSM (Temperatura da Superfície do Mar) ficaram em torno de – 0,5°C no Pacífico Equatorial (Figuras 1 e 2), indicando La Niña de fraca intensidade. Além disso, as variáveis atmosféricas foram consistentes com a característica do fenômeno. Para o próximo trimestre (Fevereiro-Março-Abril) a previsão é de enfraquecimento do fenômeno La Niña, passando à condição de neutralidade.

Pin It
Você gostaria de comentar?