Unidades de saúde mobilizadas pelo Dia Mundial sem Tabaco

IMG_1804

No mês em que se lembra o Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio, as unidades de saúde de Jaraguá do Sul estão desenvolvendo ações de conscientização e prevenção ao uso do cigarro. Nesta terça-feira (30), o posto de saúde de Nereu Ramos mobilizou seus agentes comunitários para uma conversa com os adolescentes de 8º e 9º anos da Escola Municipal Ribeirão Cavalo, no bairro Braço do Ribeirão Cavalo. Os agentes expuseram as principais consequências do tabagismo e esclareceram dúvidas dos adolescentes.

O agente comunitário de saúde Anderson Ricardo Pisetta, do posto de saúde de Nereu Ramos, explica que o objetivo da conversa é dar um “choque” de realidade nesse público, que, muitas vezes, está começando a experimentar o tabagismo. “Queremos que na hora em que o adolescente pensar em colocar um cigarro na boca, lembre da nossa conversa, das fotos e dos vídeos que mostramos”, conta Anderson.

O Dia Mundial sem Tabaco, comemorado anualmente em 31 de maio, foi criado em 1987 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), como um alerta sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo. O tabaco mata quase 6 milhões de pessoas por ano. Destas, mais de 600 mil são fumantes passivos (pessoas que não fumam, mas convivem com fumantes). Se nada for feito, estão previstas mais de 8 milhões de mortes por ano a partir de 2030.

Clarissa Hammes Borba de Oliveira

Pin It