Secretaria de Saúde prepara campanha de vacinação contra a gripe em Corupá

DSCN2834

A Secretaria de Saúde de Corupá já definiu a atuação dos quatro postos de saúde do município na 19ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe (Influenza) que será realizada no período de 17 de abril a 26 de maio com o Dia D programado para 13 de maio.

Dia 17 de abril será iniciada a campanha em cada posto de saúde do município de Corupá, sendo priorizado até dia 20 de abril os grupos de risco que compreendem: idosos (maiores de 60 anos), gestantes e os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. Do dia 24 de abril em diante serão vacinados todos os outros grupos.

As crianças menores de cinco anos de idade serão vacinadas apenas na Unidade Básica de Saúde – Sala de Vacina – localizada no posto do Centro (ESF 3), pois a dosagem da vacina e a técnica de aplicação é diferenciada.

Os pacientes acamados e deficientes físicos que não conseguem ir até o posto de saúde de origem para aplicação da vacina, bem como seus cuidadores, serão vacinados em sua própria residência pelo coordenador de Estratégia de Saúde da Família.

Qualquer dúvida sobre a Campanha pode ser sanada diretamente nos postos de saúde do município.

 

Segue Cronograma Operacional:

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO – CORUPÁ
DATA HORÁRIO GRUPOS LOCAL
17/4 até 20/4 Manhã: 8h às 11h

Tarde: 13h às 16h

IDOSOS, GESTANTES E DOENTES CRÔNICOS ESF DE ORIGEM E UBS (CENTRO)
24/4 até 26/5 Manhã: 8h às 11h

Tarde: 13h às 16h

TODOS OS GRUPOS ESF DE ORIGEM E UBS (CENTRO)
13/5 (SÁBADO) DIA D

Das 8h às 17h

DIA D

TODOS OS GRUPOS

UBS (CENTRO)

 

DIA D – MOBILIZAÇÃO NACIONAL

No dia 13 de maio (sábado) será iniciado o Dia D de Vacinação contra gripe (Influenza). Corupá contará com uma equipe de oito vacinadores para atender a demanda do dia, oportunizando que o público-alvo que não foi vacinado devido aos horários, possa também ser imunizado nesse dia específico. No dia D, a vacinação será na Unidade Básica de Saúde (ESF Centro) das 8h às 17h.

A vacinação será oferecida gratuitamente em todas as salas de vacina da rede pública de saúde para os grupos prioritários até o fim da campanha. A meta é alcançar uma cobertura de pelo menos 90% da população-alvo.

Segundo a gerente de promoção e assistência em saúde da Secretaria de Saúde de Corupá Jéssica Joana Pereira, o motivo de ser priorizado um Grupo de Risco na primeira semana da Campanha de Vacinação é pelo fato das remessas de vacina serem enviadas em lotes separados semanalmente pelo Ministério da Saúde.

Cronograma de remessa das vacinas contra a gripe

O Ministério da Saúde definiu um cronograma de envio semanal de lotes de vacina contra a gripe para os estados. Por conta desse envio fracionado, poderá ocorrer períodos de desabastecimento nos postos. Porém, a população não precisa se preocupar, pois os postos receberão novas doses semanalmente, informou o Ministério.

Assim que as vacinas chegam da Central Nacional de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Cenadi) do Ministério da Saúde, no aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, elas são enviadas para a Central Estadual de Rede de Frio, em São José, pelo sistema de transporte rodoviário do Ministério da Saúde. Da Central, onde são conferidas e armazenadas, as vacinas são distribuídas às 19 Gerências Regionais de Saúde para retirada pelos municípios e posterior encaminhamento às salas de vacina. Durante todo esse processo, as vacinas devem ser conservadas entre +2°C a +8°C de temperatura. Qualquer variação fora dessa faixa poderá acarretar na perda da qualidade ou, até mesmo, na inutilização das doses.

Aurea Arendartchuck

Pin It