Secretaria da Agricultura disponibiliza sementes e calcário para agricultores que perderam hortaliças devido ao frio intenso

41_calcario.g

A onda de ar polar que trouxe neve e geada em proporções atípicas para o tradicional inverno catarinense prejudicou a produção de hortaliças em Santa Catarina. Para viabilizar o replantio das hortaliças, a Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca irá disponibilizar sementes e calcário para os agricultores. O secretário da Agricultura e da Pesca, João Rodrigues, salienta que o Governo do Estado não tem como cobrir as perdas por questões climáticas.

Segundo o secretário, a entrega dos insumos dependerá de levantamento das perdas em cada município pelos escritórios da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). “Os agricultores deverão procurar os nossos escritórios municipais da Epagri para obter maiores informações e oficializar o pedido de sementes ou calcário. As perdas só não foram maiores, porque nós tivemos a felicidade do alerta feito pelo Governo do Estado sobre a onda de frio e muitos agricultores se preveniram da melhor forma possível”, observa.

Rodrigues ressalta que a preocupação maior é com as hortas e os viveiros de mudas, pois as culturas de inverno são mais resistentes às quedas de temperatura. Enquanto o frio persistir, o conselho para os agricultores é que seja realizada a cobertura e irrigação das hortas e que os animais sejam colocados em locais mais protegidos para que não sofram com as baixas temperaturas. Na Secretaria da Agricultura e da Pesca há kits com sementes de hortaliças com caixas contendo 100 pacotes de sementes com nove variedades (alface, cenoura, pepino, rabanete, beterraba, feijão-de-vagem, almeirão, rúcula e salsa).

Pin It
Você gostaria de comentar?