Schützenfest tem recorde de público e de disparos

sábado noite (19)

A 28ª edição da Schützenfest, a “Festa dos Atiradores”, que terminou na noite de ontem (20), depois de 11 dias de festa, registrou um público de 74.548 visitantes, superando a expectativa inicial que era de 71 mil. Neste número final não estão contabilizados os participantes dos dois desfiles ocorridos nos domingos (13 e 20) pela Rua Walter Marquardt, quesomaram cinco mil e seis mil, respectivamente, segundo o presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Marcelo Prochnow. O maior público foi registrado neste fim de semana (19) e (20), chegando à casa dos 14 mil no sábado e 11 mil no domingo. O restaurante típico serviu 4.400 refeições.

Outro saldo positivo refere-se à quantidade de tiros disparados. Segundo o presidente da Associação de Clubes de Tiro do Vale do Itapocu, Wilson Bruch, foram 68.850 os disparos, dos quais 63.666 de chumbinho e 5.184 da categoria seta. O número também supera o da edição passada, quando foram contabilizados 67.284 tiros. Contando-se os disparos da festa, mais os das sociedades, em suas competições internas, somam-se 104.506 disparos.

De acordo com Prochnow a superação da meta inicial se deve ao trabalho de germanização da festa, que vem ocorrendo desde a edição passada, com o resgate das tradições e preocupação de se fazer uma festa voltada para a família. “Não registramos nenhuma ocorrência”, salienta referindo-se à segurança. Não se pode esquecer dos eventos que antecederam a 28ª edição, como o Schützenbaum, Tiro Imprensa, Sons e Sabores e Schützenbier, que reuniram cerca de 250 pessoas em cada evento.

Um balanço mais apurado, com dados financeiros deve ser divulgado na próxima semana, segundo Prochnow, em local a ser confirmado. Por enquanto, o que ocorre no Parque Municipal de Eventos é desmonte das estruturas como boxes de alimentação, tendas, placas e a devolução de objetos decorativos, preparados exclusivamente para a festa.

Alice Bast é a nova rainha da Schützenfest

Rainha-antiga-e-rainha-nova-em

A jovem Alice Bast apenas 22 anos, que sonha em fazer faculdade de Veterinária ou Agronomia é a mais nova rainha da Schützenfest e que reinará na 29ª edição da festa. A representante da Sociedade Vieirense venceu uma equilibrada disputa com outras 14 concorrentes no início da noite deste domingo (20). Vanessa Siewerdt, da Sociedade Alvorada e Juliana Uenning, Sociedade Centenário, foram escolhidas, respectivamente, como primeira e segunda princesas.
Schutzenfest-escolha-majestades-em-1-2-750x400

“Sinceramente, ganhar não era algo que esperava. Sempre gostei desta tradição do tiro e por influência de amigos e da família resolvi concorrer”, dizia Alice, visivelmente emocionada. A rainhã é estudante de Alemão, mas disse que devido a agenda para divulgar a festa vai ter que dar um tempo no aprendizado. “Acho que o pouco que já sei, vai ajudar, né?”, brincou. Alice também não decidiu se no futuro irá cursar Veterinária ou Agronomia; “Mas deve ser algo ligado ao campo já que meu noivo é agricultor e eu gosto muito desta área”, completou.

Ao lado das princesas, Juliana e Vanessa, a nova majestade da Schutzenfest subiu ao palco e com a banda XV Show embalou os foliões que lotavam o Pavilhão A nos últimos acordes da Festa dos Atiradores deste ano.
Schutzenfest-escolha-majestades-em-4-2

Não menos sorridente estava a rainha de 2015/16 Raquel Ramthum, que passou a faixa para Alice. Por força do regulamento do concurso das majestades – que este ano passou para o último dia da festa – viu seu reinado se estender por praticamente duas edições da festa. “Me sinto coroada duas vezes”, sorriu. Depois falou de como foi ser embaixatriz da Festa durante dois anos. “Acho que a Schützenfest representa os valores da família, das tradições das sociedades de tiro, da amizade e eu me identifico muito com estes valores e foi muito legal representá-los neste período”, destacou Raquel em tom despedida.

Pedro B. Junior.

Pin It