Schroeder recebe dermatoscópio

Dermatoscópio entregue para os quatro municípios da Regional de Jaraguá do Sul. Jaraguá do Sul. 24112015. Foto Ana Cenatti (1280x853)
O município de Schroeder recebeu um aparelho dermatoscópio na última terça-feira, dia 24. A entrega aconteceu na Secretaria de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul (SDR). O serviço é um benefício do Sistema Catarinense de Telemedicina e Telessaúde (STT) do Governo do Estado.

Guaramirim, Massaranduba e Corupá também receberam o aparelho. O supervisor de Telediagnóstico da Universidade Federal de SC, parceira do STT, Harley Miguel Wagner, fez a entrega e ministrou um treinamento para a captação de imagens de lesões cutâneas dos pacientes.

As imagens captadas são enviadas via plataforma do Telessaúde e um consultor do Hospital Universitário faz o laudo e orientação de conduta clínica ou eventual necessidade de avaliação especializada.

A Telemedicina nasceu em Santa Catarina, em 2005, com o objetivo de facilitar o acesso do cidadão a exames médicos. Assim, criou-se uma infraestrutura tecnológica que suporta o envio de exames e a emissão de laudos a distância por especialistas que não estejam necessariamente no mesmo local ou cidade do paciente.


Foto: Ana Cenatti/SDR

Pin It