Sangria do primeiro barril de chope marca abertura da Schützenfest

s

Mais de 3 mil pessoas participam da abertura da 27ª Schützenfest na noite de quinta-feira (12) no Parque Municipal de Eventos. O evento começou com o desfile das 15 sociedades que integram a Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu (ACSTVI), a diplomação dos reis do tiro Camila Hansen e Fabiano Luís Schmidt, disparo dos primeiros tiros da competição e a sangria do primeiro barril de chope. A Schützenfest é a mais tradicional Festa dos Atiradores do País. 

Durante a abertura, também foi assinado documento para o recolhimento de assinaturas para que a Schützenfest se torne um patrimônio histórico do município. O diretor administrativo da Comissão Central Organizadora (CCO), Sidnei Lopes, explicou que e intenção com o documento é recolher 500 assinaturas para levar o pedido à Câmara de Vereadores. Depois deve ser encaminhado um pedido para que a festa seja reconhecida como patrimônio histórico do Estado e do País. 

No discurso de abertura, o prefeito Dieter Janssen, convidou as pessoas para confraternizarem na festa mais tradicional de Jaraguá do Sul. “Vamos espantar a crise com a alegria desta festa e aproveitar esta comemoração que está muito mais germânica”, destaca. 

Segundo o presidente da CCO Marcelo Prochnow, os espaços direcionados a gastronomia chamados de “eckes” trazem o novo conceito da Schützen com gastronomia típica alemã, além dos espaços do restaurante típico e do café colonial. Outro destaque da festa deste ano é a disposição de cinco marcas de chope, duas nacionais e três artesanais. “Contamos com 24 estandes de tiro das modalidades chumbinho, seta e mira aberta. Em que os vistantes podem aproveitar muito mais”, destaca. 

A disposição dos espaços no ambiente da festa integram os pavilhões A e B e tornam a locomoção dos visitantes facilitada. A festa segue até o dia 22 de novembro com atrações que incluem bailes com bandas típicas, apresentações culturais, gastronomia, bebidas, competições de tiro, jogos germânicos, desfiles das sociedades e grupos folclóricos que podem ser conferidos por pessoas de todas as idades. 

Confira a programação completa e a tabela de preços no link http://www.jaraguadosul.sc.gov.br/27-schutzenfest

s2

 

Áurea J. Arendartchuk

Pin It