Samae terá 82% de esgoto tratado até o final do ano

IMG_2798_reduzir_para_300x180_px

O diretor-presidente do Samae, Ademir Izidoro, apresentou à imprensa nesta sexta-feira (21) os principais projetos da autarquia a serem executados ainda este ano. Entre eles, a conclusão da Estação de Tratamento de Esgoto do bairro São Luís, que deverá ser entregue até o final deste ano. Com a ETE São Luís, Jaraguá do Sul passará do índice de 50% das residências com esgoto tratado para 82%, um dos melhores índices do Brasil. Para se ter uma ideia dos números do saneamento básico na região, o Sul do Brasil tem apenas 36% de esgoto tratado e Santa Catarina, 17%.

Outro assunto da coletiva foi a nova Estação de Tratamento de Água Central, na sede do Samae, no bairro Água Verde. Izidoro informou que até o final de maio será feita a entrega do projeto da nova ETA e a assinatura do contrato de financiamento com a Caixa Econômica. A nova ETA representará um incremento de 1 mil litros de água tratada por segundo, o que garante o abastecimento da cidade para os próximos 30 anos, de acordo com o diretor. Também foram apresentados dados de melhorias na já existente ETA Central e em reservatórios em localidades mais altas, onde há mais suscetibilidade da falta de água.

Campanha do Dia Mundial da Água

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, 22 de março, o Samae divulga campanha sobre a qualidade da água de Jaraguá do Sul. “Beba sem moderação” “Hoje é dia de beber para comemorar”, são temas usados na campanha que visa mostrar que o Samae se empenha para que os jaraguaenses tenham água de qualidade. Dando continuidade à comemoração, o Samae irá realizar no sábado (22) o plantio de ipês amarelos, árvores-símbolo brasileiras, na ETA Central e, a partir de sábado, em outros pontos da cidade. Ainda no sábado, às 10 horas, na Praça Ângelo Piazera, haverá distribuição de copinhos lacrados com água do Samae com o tema da campanha.

Pin It