SAMAE PRESTA HOMENAGEM ÀS MULHERES

DSCF7555

Aconteceu na manhã desta terça-feira (07/03), homenagem do Samae de Jaraguá do Sul às servidoras em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Celebrado em 08 de Março, a data foi criada para marcar as lutas e reivindicações das mulheres (principalmente nos EUA e Europa) por melhores condições de trabalho e direitos sociais e políticos, que tiveram início na segunda metade do século XIX e se estenderam até as primeiras décadas do XX.

Em oito de março de 1857, trabalhadores de uma indústria têxtil de Nova Iorque fizerem greve por melhores condições de trabalho e igualdades de direitos trabalhistas para as mulheres. O movimento foi reprimido com violência pela polícia. Outro fato marcante foi em oito de março de 1908, quando trabalhadoras do comércio de agulhas de Nova Iorque, fizeram uma manifestação para lembrar o movimento de 1857 e exigir o voto feminino e fim do trabalho infantil.

Lembrando as conquistas das brasileiras e ressaltando que ainda há muito para fazer, a assessora de gestão do Samae, Ana Carolina B. Silveira Figur, disse que este momento é para reconhecer a dedicação de todas as mulheres em seus locais de trabalho.

O diretor presidente, Ademir Izidoro, enalteceu que as servidoras fazem um trabalho exemplar e reconhecidamente são mais atarefadas que os homens. “Muitas vezes são duas ou três jornadas. Em seu local trabalho, nos cuidados da casa e com a família. As mulheres merecem nosso reconhecimento. Feliz dia Internacional da Mulher!”, exalta.

A diretora de obras do Samae, Evânia Liebl, afirmou que muitas conquistas das mulheres já são reconhecidas, mas que ainda é preciso avançar mais. Avaliou que o espaço no mercado de trabalho vem aumentando, assim como a igualdade de rendimentos. “O Samae cumpre muito bem esse papel de valorização da mulher. Trabalhei por anos na iniciativa privada e tem muito para progredir. Que tenhamos um grande dia internacional da mulher”, exalta. Para celebrar a data, café da manhã com as servidoras, também foi exibido vídeo sobre a força da mulher e sorteada uma flor entre as participantes. A ganhadora da orquídea foi Sandra Janete Diel da Silva.

 

Ricardo Portelinha

Pin It