Samae divulga programação alusiva ao Dia Mundial da Água

Para comemorar o Dia Mundial da Água, celebrado no dia 22 de março, o Serviço autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Jaraguá do Sul preparou uma série de atividades durante este mês.  O objetivo do evento é sensibilizar e conscientizar os jaraguaenses, em especial, crianças e jovens sobre questões relacionadas ao cuidado com a água, com um apelo para a conservação ambiental. Na programação, palestras em empresas e unidades de ensino, limpeza de rio, plantio de árvores, canoagem, visitas no Samae e atividades na Rota das Cachoeiras de Corupá.

Uma ação na Praça Ângelo Piazera, no dia 18 de março, proporcionará momentos de entretenimento com atividades educativas e culturais, bem como a conscientização da população sobre a importância de preservar a água e utilizá-la de forma racional. Quem passar no estande montado na praça receberá copos com água e mudas de árvores nativas.

Na Quarta-feira, 22 de março, Dia Mundial da Água, o Samae realiza diversas ações. 08 horas, palestra aos servidores com o Tema “A vigilância sanitária contribuindo para a saúde pública – água e esgoto”, com a Engenheira Sanitarista e Ambiental, Mestre em Engenharia Ambiental pela UFSC, Especialista em Gestão de Vigilância Sanitária-FIOCRUZ/IEL, Nilceane Aparecida Junckes Costa. Ela falará das ações que a Secretaria de Saúde, em especial a Vigilância Sanitária, tem promovido para proteger a saúde da população. 09 horas acontecerá o lançamento do Concurso Fotográfico do Samae, que objetiva registrar aspectos socioambientais relacionados à proteção dos mananciais, uso indevido da água, poluição e beleza natural dos mananciais do município de Jaraguá do sul, bem como despertar em crianças, sob um olhar crítico, a conscientização dos cuidados com a água. Já às 10 horas será realizado plantio de Ipês Amarelos nas unidades do Samae. Às 13h15 palestra aos servidores com o tema “As consequências do desenfreado desenvolvimento da sociedade urbana para o meio ambiente e para a nossa qualidade de vida”, com Daniel Minegatti, o diretor técnico da MMA Consultoria Ambiental de Belo Horizonte e ás 16 horas, palestra aos servidores com o Tema “O Desenvolvimento Urbano e a Salubridade Ambiental” com o Professor Robison Negri da Católica de Santa Catarina, que vai tratar aspectos relativos à qualidade de vida humana.

Toda a programação organizada pelo Samae para o mês da água tem parceria de entidades, empresas e órgãos públicos como a Prefeitura de Jaraguá do Sul, Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), Rota das Cachoeiras (RPPN Emílio Battistella), Secretaria de Saúde (Vigilância Sanitária), Comitê Bacia do Rio Itapocu, Malwee, Biovita, Católica de Santa Catarina e WEG.

Programação completa

 

02/03, 09/03, 16/03, 23/03, 30/03 (Quinta-feira) – Visita ao Samae

11/03 (Sábado) – Conhecendo as nascentes da Bacia do Itapocu – Cachoeiras de Corupá

14/03 (Terça-feira) – Encontro do GTEA – RH06 na Univille/Bom Retiro

18/03 (Sábado) – Ação na Praça Ângelo Piazera

19/03 (Domingo) – Parque Malwee – Exposição e caminhada

21/03 (Terça-feira) – Palestras na empresa Boca Grande e Senac

22/03 (Quarta-feira) – Diversas ações

08:00h – Palestra aos servidores com o Tema “A vigilância sanitária contribuindo para a saúde pública – água e esgoto” com Nilceane Aparecida Junckes Costa

09:00h – Lançamento do Concurso Fotográfico

10:00h – Plantio de ipês amarelos nas unidades do Samae

13:15h – Palestra aos servidores com o Tema “As consequências do desenfreado desenvolvimento da sociedade urbana para o meio ambiente e para a nossa qualidade de vida” com o diretor técnico Daniel Minegatti da MMA Consultoria Ambiental.

16:00h – Palestra aos servidores com o Tema “O Desenvolvimento Urbano e a Salubridade Ambiental” com o Professor Robison Negri da Católica de Santa Catarina

23/03 (Quinta-feira) – Palestra no Senac

14:30h – Palestra com o Tema “Água – fonte de vida” para 93 alunos do Senac

25/03 (Sábado) – Limpeza do Rio Itapocu e Por dentro do Rio II – Canoagem

06:45h – Caminhão do Samae e Pick-up da Amvali precisam estar no Clube de Canoagem Kentucky

07:30h – Início da limpeza

11:00h – Previsão de finalização da limpeza

13:00h – Por dentro do rio II – Saída do Clube de Canoagem Kentucky para a Ponte do Rodeio

14:00h – Início da descida até o Clube de Canoagem

16:00h – Previsão de chegada

OBS.: Em caso de chuvas evento será cancelado.

27/03 (Segunda-feira) – Assinatura do Contrato de Visitas Domiciliares

31/03 (Sexta-feira) – Palestra aos servidores

08:00h – Palestra aos servidores com o Tema “Gestão Ambiental WEG. Ações para conservação do Meio Ambiente” com Charles Belettini Hahn

13:15h – Palestra aos servidores com o Tema “Inovação e Sustentabilidade no uso da Água” com Benyamin Fard

Ricardo Portelinha

Pin It