Recicladores propõem a volta do saco verde

Vereadores reúnem-se com recicladores (9)

Representantes das quatro cooperativas de recicladores de Jaraguá do Sul reuniram-se com os vereadores na tarde de terça-feira (1°) para apresentar um projeto que sugere a volta da sacola verde no município. A reunião foi organizada pelo vereador Arlindo Rincos.

No projeto, os profissionais de reciclagem argumentam que o lixo que é coletado e destinado ao aterro de Mafra vai diminuir e dessa forma reduzir os custos desse serviço para o Executivo. A economia seria em torno de mais de R$ 5 milhões ao ano.

A diferença da nova proposta para a antiga é que os próprios recicladores ficarão responsáveis pela produção desse material. O único impasse ainda é como viabilizar os recursos para essa produção. Os profissionais propuseram um convênio com a Administração Municipal. O vereador Anderson Kassner lembrou que o município está perto de transferir a coleta do lixo para o Sistema Autônomo Municipal de Água e Esgoto. Com isso, ficou decidido que os vereadores irão conversar com os responsáveis do Samae a fim de encontrar soluções para a proposta.

 

Tiago Rosário

Pin It