Primeiro passo para ampliar o agronegócio em Jaraguá

IMG_0127

Antiga reivindicação dos produtores rurais de Jaraguá do Sul está próxima de virar realidade: poder comercializar seus produtos fora dos limites do município. Na tarde desta segunda-feira (20), representantes da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento da Prefeitura de Jaraguá do Sul estiveram reunidos com o chefe da Divisão de Defesa Agropecuária da Superintendência do Ministério da Agricultura, Agropecuária e Abastecimento, Fernando Luiz Freiberger. Na pauta do encontro, ocorrido na própria secretaria: buscar o reconhecimento de equivalência para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi).

“Para se entender a importância disso, hoje nosso produtor cadastrado no Sistema de Inspeção Municipal (SIM) pode apenas comercializar sua produção como mel, embutidos, entre outros, somente aqui em Jaraguá do Sul. Uma vez feita esta equivalência ele poderá levar seu produto para todo o Brasil”, enfatizou o secretário de Desenvolvimento Rural, Daniel Peach, que estava no encontro.

Atualmente, Jaraguá do Sul dispõe de 26 unidades da agroindústrias de produtos de origem animal cadastradas. “Com certeza, uma vez consolidada essa adesão ao Sisbi esse número poderá ser ampliado”, argumentou o secretário. “De acordo com o Ministério as agroindústrias que aderiram ao Sisbi tiveram um crescimento de até sete vezes do valor comercializado”

Daniel Peach ressaltou que a reunião desta segunda-feira foi o primeiro passo para a adesão. “Ainda não temos prazo para consolidar o processo, mas acredito que em dois meses já possamos encaminhar toda a documentação exigida pelo Ministério. Nossa expectativa é que até o fim do ano tudo esteja resolvido”, projetou.

Emerson Gonçalves de Almeida

Pin It