Prefeitura procede regularização cadastral de mais 306 beneficiárias do Bolsa Família

A Secretaria de Assistência Social e Habitação, em cumprimento à determinação do Governo Federal no início de abril, está averiguando a situação socioeconômica de outras 306 famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família em Jaraguá do Sul. A informação é da secretária de Assistência Social, Maria Santim Camello, acrescentando que este público resultou da identificação de divergências nas informações declaradas por essas famílias ao Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
A coordenadora do Programa Bolsa Família, Viviane Domingos, explica que essas divergências foram identificadas no cruzamento de informações com a utilização de várias bases de dados do Governo Federal, como Relação Anual de Informações Sociais, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados e Sistema de Controle de Óbitos, por exemplo. “Para tratar cada situação, a secretaria mobilizou diversos trabalhadores dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e do Centro de Atendimento à Família, onde estamos realizando a busca ativa para essas 306 famílias atualizarem seus cadastros”, informa Viviane.
De acordo com Viviane, desde a última sexta-feira (21) quem não fez atualização cadastral pode estar com seus benefícios bloqueados. “Por isso é importante a família procurar o Cras mais próximo de sua residência para atualização seus dados cadastrais”, enfatiza. As demais famílias que permanecem com perfil para o recebimento do benefício, devem sacá-lo diretamente nas agências da Caixa Econômica Federal ou Lotéricas. Mais informações podem ser obtidas ligando para o Centro de Atendimento a Família (3274-5100) ou no Cras da região de residência da família beneficiária.
Recentemente, outras 204 famílias tiveram seus dados cadastrais averiguados pela Secretaria de Assistência Social e Habitação, em cumprimento à uma determinação do Governo Federal expedida em novembro do ano passado. Dessas, 158 regularizaram sua situação e 46 não foram localizadas pela equipe responsável por essa tarefa e tiveram o benefício suspenso. Quem não foi localizado é porque mudou de endereço, telefone ou de município. Conforme dados da Secretaria da Assistência Social, atualmente 1.578 famílias estão cadastradas no Programa Bolsa Família em Jaraguá do Sul.
Jorge Luiz Cardoso Pedroso
Pin It