Prefeitura de Jaraguá atualizará dados cadastrais de áreas construídas

A Prefeitura de Jaraguá do Sul prepara-se para atualizar seus dados cadastrais de áreas construídas no município. A informação é do secretário de Planejamento e Urbanismo, Ivaldo Kuczkowski, acrescentando que editais para licitar contratações de equipamentos e serviços com esta finalidade serão lançados em breve. “Precisamos adquirir diversos computadores de alta performance e admitir estagiários para auxiliar os trabalhos dos técnicos, que vão envolver vistoria de campo, medições, intimações, registros fotográficos e manipulação de dados para atualização cadastral”, explica o secretário.
Segundo Ivaldo Kuczkowski, também será licitada a contratação de empresa especializada em aerofotogrametria, perfilamento a laser aerotransportado, geração de ortofotocartas, restituição cartográfica, simulação de cotas de cheias e organização de dados cartográficos. De acordo com ele, a medida é necessária porque o último trabalho completo nessa área de informação foi realizado em 1999. Além de permitir a atualização cadastral com a inclusão dos imóveis edificados ou ampliados irregularmente na base contributiva do IPTU, este investimento também contemplará a Defesa Civil de Jaraguá com uma importante ferramenta para oferecer mais segurança à população, com a capacidade de simular os possíveis locais de cheias na cidade.
A implantação desta iniciativa está orçada em cerca de R$ 3 milhões – com uma contrapartida de 10% da Prefeitura de Jaraguá do Sul –, em recursos viabilizados pelo BRDE, por meio do Programa de Modernização da Administração Tributária (PMAT). Este programa é destinado ao desenvolvimento de projetos que visam melhorar a receita dos municípios, seja com aumento da arrecadação ou proporcionando economia aos cofres públicos.
O secretário argumenta que a necessidade de manter uma visão atualizada merece essa atenção, pois a constante evolução das tecnologias permite aos técnicos e administradores a obtenção de diagnósticos mais seguros. De acordo com ele, “a medida reforça o comprometimento da administração pública em estabelecer metas reais e com o planejamento estratégico e orçamentário compatíveis com o nível de desenvolvimento de Jaraguá do Sul”.

Jorge Luiz Cardoso Pedroso

Pin It