Prefeito de Corupá e presidente da Aciac participam de fórum sobre desenvolvimento econômico em São José

Gottardi

O prefeito de Corupá João Carlos Gottardi e o presidente da Associação Empresarial de Corupá (Aciac) Cristiano Felipe Hack participam na tarde desta terça e quarta-feira (8) do 3º Fórum Anual do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), organizado pela Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), em São José. O evento reúne prefeitos, empresários e interessados em fazer uma cidade diferente a partir de um modelo de planejamento importado da Alemanha.

Integra a programação do evento, a palestra de abertura com a cientista social e política, Elis Radmann, que vai abordar a “Relação pública/privada no processo de governança e diversificação econômica”. O evento tratará sobre os movimentos comportamentais da sociedade frente ao atual cenário político e econômico, saber do seu papel e como enfrentar os desafios, além de cases de sucesso e destaques municipais.

O Fórum é uma realização da Facisc que conta com o apoio financeiro da União Europeia por meio do programa de cooperação Al Invest 5.0, gerenciado pela Câmara de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo (CAINCO) de Santa Cruz, (Bolívia).

O Programa

O Programa Desenvolvimento Econômico Local tem como objetivo instituir um modelo de gestão, capaz de contribuir para o desenvolvimento das cidades catarinenses. Por meio do Programa, os municípios, unem iniciativa pública e privada para garantir a continuidade dos projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável do município. Tudo feito em parceria e por meio da implementação da política de desenvolvimento sócio econômico. E então, cria-se um conselho com essa representatividade. O modelo surgiu na Alemanha, onde existem conselhos de desenvolvimento que pensam o município a longo prazo.

A Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) e o Centro de Formação Profissional das Associações Empresariais da Baviera (BFZ) são parceiros na realização do Programa.

Em Santa Catarina, a Facisc foi a responsável por adaptar o  Programa DEL inicialmente em 17 municípios e tem como objetivo pensar a cidade para daqui a 20 anos, com foco no planejamento, execução  e resultados. A metodologia implantada pela Facisc e associações empresariais das cidades onde existem o Programa, já contabiliza resultados positivos em todos os municípios. Muitos desses resultados poderão ser conhecidos durante o 3º Fórum do DEL, que acontece hoje e amanhã  em São José.

Atualmente o Programa DEL está em funcionamento nas cidades de Fraiburgo, Quilombo, Itá, Iporã D’Oeste, Salto Veloso, Campos Novos, São Carlos, Braço do Norte, Taió, Curitibanos, Tijucas, Scroeder, Arrio Trinta, Cunha Porã e Seara. Em Rio Negrinho e Ibirama, o programa está em fase de implementação.

O prefeito João Gottardi tem uma boa expectativa sobre o fórum do Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) e acredita ser uma excelente meio de vínculo entre o poder público e iniciativa privada para ser implementado em Corupá.

Cases

Entre os bons exemplos a serem apresentados no fórum de hoje e amanhã está do município de Itá, no Oeste,  que implantou o DEL e vem alcançando resultados positivos. A cidade criou ações para a promoção do turismo e de esporte local, como por exemplo, a estruturação do calendário de eventos municipal. Também estão sendo desenvolvidos projetos com parcerias públicas e privadas, gerando empregos e movimentando a economia da cidade, como por exemplo, o projeto do Balanço Gigante e o trem que fará passeios turísticos ligando a parte baixa à parte alta da cidade.

Fraiburgo foi a primeira cidade a implantar o DEL em Santa Catarina. Entre muitos resultados alcançados, um dos destaques foram os ganhos na produtividade do setor lácteo, que gerou um incremento de 8,6 milhões na economia e 137,21% no movimento agrícola do município entre 2010 a 2015.

 

Áurea J. Arendartchuk

Pin It