Lançado Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo de Corupá e região

DSCN6031

Um dos passos mais importantes para alavancar o turismo na região de Corupá ocorreu na noite de terça-feira (27) na Associação Empresarial de Corupá (Aciac) com o lançamento dos trabalhos para constituição do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo em Corupá. A constituição do plano envolve a Prefeitura de Corupá, o Sebrae e o Consórcio Quiriri. O evento contou com a participação do prefeito João Carlos Gottardi, do secretário de Indústria, Comércio, Turismo, Esporte e Lazer Juliano Millnitz, secretários municipais, vereadores, representantes da Prefeitura de São Bento do Sul, integrantes do Sebrae, representantes de segmentos do comércio e estabelecimentos ligados ao turismo e comunidade.

Planejar e estruturar o desenvolvimento do turismo em Corupá este é o objetivo do convênio assinado com o Sebrae e a Prefeitura. O consultor do Sebrae Carlos Cappelini apresentou como será realizada a elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo Sustentável (PDITS) que começa pelo estudo preliminar que terá a participação de diversas entidades do município e o levantamento de todas as características do município.

Outro ponto para a elaboração do plano será a inclusão dos hotéis, pousadas, casas de hospedagens, propriedades rurais e toda a parte de alimentação, abordando o que de fato diferencia a região, incluindo as características naturais. “Precisamos ter uma caraterização completa desse diferencial porque é aquilo que fará que o turista se interesse em se deslocar para a região”, ressaltou Capelli.

Com todos os dados coletados, a segunda etapa do trabalho para constituição do Plano será a promoção de um seminário para debater as questões estratégicas para o turismo que vão englobar a missão do desenvolvimento turístico de Corupá e as cidades envolvidas como São Bento, Rio Negrinho e Campo Alegre.

Conforme Capelli todas as estratégias serão definidas em conjunto com os diretamente envolvidos com o turismo e interessados. A ideia é desenvolver produtos turísticos integrados, com objetivo principal de aumentar a qualidade da experiência turística, qualificar os espaços, aumentar o volume de visitantes e, consequentemente, trazer mais benefícios socioeconômicos decorrente desta atividade. Também será possível captar mais subsídios junto ao governo, fortalecendo a articulação entre poder público e representantes do trade turístico.  Tudo isso estará incluído no plano que será entregue até o fim do ano.

Desenvolvimento para região

O prefeito de Corupá João Carlos Gottardi, destacou que a constituição do Plano Integrado de Desenvolvimento do Turismo criará estratégias e roteiros que envolvam as cidades da região para que os turistas possam aproveitar ao máximo o que é oferecido nestas cidades e assim permanecer por mais tempo, movimentando este setor na maioria das cidades. “Assim como Corupá que tem muitos atrativos turísticos que vão desde as cachoeiras até os roteiros de ecoturismo e ciclismo, as cidades vizinhas também contam com atrativos, que integrados, fazem com que os turistas possam aproveitar ao máximo nossa região e movimentando a economia local e regional.”

Após constituído o plano, este deve ir como projeto de lei para a Câmara de Vereadores para que seja aprovado e assim se transforme numa ferramenta para que seja continuado ao longo dos anos levando Corupá a continuar  se aperfeiçoando e crescendo no ramo do turismo

O secretário de Indústria, Comércio, Turismo, Esporte e Lazer de Corupá Juliano Millnitz comentou que a parceria com o Sebrae é a iniciativa mais importante o município está tomando para a constituição do Plano de Desenvolvimento Integrado do Turismo. “O desenvolvimento deste plano pelo Sebrae, além de contar com um diagnóstico e levantamento do turismo, também será uma forma de envolver a comunidade para pensar e desenvolver este setor, levando-a a sentir-se dona e responsável pelo plano”, completou.

fontes: prefeito João Carlos Gottardi contato 3375-6500 e secretário de Indústria, Comércio, Turismo, Esporte e Lazer de Corupá Juliano Millnitz, contato 3375-3559 

Áurea J. Arendartchuk

Pin It