Jaraguá do Sul – Orientações de saúde para beneficiários do Bolsa Família acontece hoje (12)

13_11_12 Atividade Educativa bolsa familia40

A 9ª Atividade Educativa do Bolsa Família na Saúde de Jaraguá do Sul acontece hoje (12) nos períodos da manhã, tarde e noite, com orientações sobre alimentação saudável, aleitamento materno, saúde bucal, saúde da mulher e saúde do homem. As famílias também estão sendo instruídas a respeito de hortas domiciliares, vacinas, planejamento familiar, reciclagem, vantagens do trabalho formal, entre outros temas. O evento acontece no salão da Igreja Evangélica Luterana do Centro, é promovido pela Secretaria da Saúde, em conjunto com o Social e a Educação, além de outras entidades parceiras. Deve reunir cerca de 700 famílias, que recebem o benefício do governo federal Bolsa Família. A atividade educativa é um compromisso assumido por todas as famílias que fazem parte do programa.

A auxiliar de produção Elisângela Virgilio dos Santos Floriano, 31 anos, participou na manhã de hoje, pela terceira vez, da atividade educativa. Ela conta que o evento já fez diferença em sua vida e na dos filhos – um de dois anos, outro de seis e outro de 14 anos. Ela recebe o benefício do Bolsa Família há dois anos. “Antes não tinha verduras e legumes nas nossas refeições. Agora, além do arroz, feijão e carne, cozinho brócolis, sirvo alface e cenoura. Isso começou depois que fui na segunda atividade educativa e compreendi a importância de introduzir esse tipo de comida na nossa alimentação”, conta. Elisângela também conta que antes dizia, algumas vezes, para o filho mais velho “deixa, hoje você não vai para a escola”. Depois das atividades educativas ele vai todos os dias para a escola e ela entendeu que isso é o melhor para ele. “Vou ao posto de saúde todo mês para pesar meus filhos, para eles irem ao dentista. Tudo melhorou”, diz.

Além da orientação através de palestras, as famílias que participam da atividade recebem um kit com escova e creme dental, sementes de hortaliças, mudas de temperos como cebolinha e salsinha e preservativos.

 

Fotos: Francisco Junkes/PMJS

Pin It