Gottardi reforça com governo estadual apoio para agricultura em Corupá

prefeito João Gottardi (E), secretário Airton Spies (C) e Marcos Martini da Asbanco

O fortalecimento do setor agrícola em Corupá, por meio da parceria com o governo do Estado, foi o foco da reunião que o prefeito João Carlos Gottardi e o presidente da Associação dos Bananicultores de Corupá (Asbanco) Marcos Martini tiveram na quinta-feira, em Florianópolis, com o presidente da Epagri Luiz Ademir Hessmann e o secretário adjunto de Estado da Agricultura e Pesca Airton Spies. Aproveitando a oportunidade,  Gottardi entregou ofício solicitando apoio do governo estadual e também da Assembleia Legislativa para a realização da 5ª Feira Catarinense de Flores e Plantas Ornamentais (Fecaplant ) que será realizada de 9 a 11 de junho, no Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Corupá.

A Fecaplant tornou-se referência no Sul do Brasil, pois conta com expositores de diversos estados que  divulgam as mais recentes novidades referentes à atividade da horticultura e da floricultura. A 4ª edição da feira em 2015, em apenas três dias, mais de 16.500 visitantes passaram pelo evento, superando as expectativas dos organizadores.

Paralelamente a Fecaplant também será realizado o 17º Fórum Catarinense de Floricultura no dia 9 de junho. O fórum contará com a participação de renomados pesquisadores e autoridades da floricultura Brasileira.

A realização dos dois eventos, tem por objetivo incrementar o desenvolvimento de atividades sustentáveis, sobretudo o turismo de negócios no Vale do Rio Itapocu movimentando a rede de serviços turísticos. Além de promover o setor de plantas ornamentais, permite que durante o evento ocorra o intercâmbio entre os mais diversos elos da cadeia produtiva de plantas, desde instituições, técnicos, produtores, fornecedores, comerciantes, ampliando este mercado.

Maquinário

Em conversa com o presidente da Epagri Luiz Ademir Hessmann o prefeito João Gottardi e o presidente da Asbanco Marcos Martini solicitaram que seja destinado um veículo para o município de Corupá para uso da Epagri e em conjunto com a Prefeitura. Hessmann informou que em abril, serão adquiridos 96 novos veículos e que provavelmente um destes seja destinado a Corupá. Ressaltou ainda sobre a importância da parceria entre a Epagri e o município para o atendimento aos produtores.

Na Secretaria de Estado da Agricultura e Pesca, Gottardi solicitou também apoio para aquisição de maquinário para reforço da Secretaria de Agricultura. O secretário adjunto de Estado da Agricultura e Pesca Airton Spies destacou a importância da apresentação de projetos para maquinários a deputados federais para que os recursos venham por meio de emendas parlamentares para o Estado adquirir o maquinário e repassar aos municípios, nesta época em que os recursos públicos estão escassos.

 

Áurea J. Arendartchuk

Pin It