Fujama promove repovoamento de peixes no Rio Itapocu

000_0869 que rio sujo heim

Cerca de 10 mil alevinos de espécimes de peixes nativos serão lançados no rio Itapocu neste sábado, a partir das 9 horas, no trecho próximo a Ponte de Nereu Ramos. Trata-se de uma ação de repovoamento do principal afluente da região promovida pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fujama), Associação Empresarial de Jaragua do Sul (Acijs), grupo Lunelli (responsável pela aquisição dos espécimes) e Prefeitura.

Segundo o presidente da Fujama, Leocádio Neves e Silva, na atual gestão municipal já foram lançados cerca de 75 mil alevinos nos rios jaraguaenses. “Só em outubro, durante a programação de 10 anos da própria Fujama foram aproximadamente 35 mil”, completou.

No entanto, em caso de chuva 12 horas antes da ação, o evento será cancelado e transferido para outra data. “Neste caso, o nível do rio se elevaria o que prejudicaria o repovoamento já que a correnteza estaria muito forte o que prejudicaria a sobrevivência destes alevinos”, observou Silva.

Ao contrário das ações do gênero feitas anteriormente, desta vez os espécimes escolhidos são maiores como cascudo, traíra e jundiá, entre outros. “Em razão até da época do ano (primavera) no qual, na natureza os peixes estão maiores. A escolha de alevinos tipo 2 (de 8 a 10 cm em média) para este repovoamento contribui para minimizar a ação de predadores”, explicou o presidente da Fujama.

Emerson Gonçalves de Almeida

Pin It