Fujama prepara nova distribuição de mudas na Praça

17361988_1262384207179952_568223323617787451_n

Depois do sucesso da primeira edição, onde 600 mudas de árvores frutíferas e nativas brasileiras foram distribuídas em apenas 40 minutos, profissionais da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente retornam à Praça Ângelo Piazera, no próximo dia 8 de abril para uma ação. A primeira atividade integrou a programação alusiva ao Dia Mundial da Água – 22 de março –, e foi em conjunto com o Samae, CDL e o Comitê do Itapocu. A mesma parceria se repete no próximo evento.

Desta vez, a iniciativa tem como finalidade informar à população que a Fujama elaborou o Plano Municipal de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica (PMMA), sendo ele o principal instrumento que reúne e normatiza os elementos necessários à proteção, conservação, recuperação e uso sustentável da Mata Atlântica. Esse mapeamento, possibilita indicar como essas áreas serão utilizadas, se vão virar um parque ou uma área de proteção ambiental, tornando mais fácil a condução de processos como o de licenciamento de empreendimentos, por exemplo.

Além disso, serve para incentivar a recuperação de áreas degradadas e o plantio de espécies frutíferas brasileiras e nativas, como o ipê roxo e amarelo, araçá, cerejeira, pitanga, grumixama, uvaia, ingá, gabiroba, palmito e jerivá. Ao todo, serão mil mudas e cada pessoa poderá levar um exemplar, gratuitamente.

As mudas terão dados técnicos, e os profissionais da Fujama irão orientar sobre os melhores locais para o plantio de cada espécie, em função do tamanho e de outros aspectos que podem auxiliar o munícipe a encontrar a frutífera ou nativa mais adequada para a sua propriedade.

A distribuição acontecerá das 9h às 12h.

Rogério Tallini
Pin It