FUJAMA – Parque Natural Municipal Morro dos Stinghen é cadastrado no Sistema Nacional de Unidades de Conservação

Unidade de Conservação Morro dos Stinghen

A Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) finalizou o cadastro do Parque Natural Municipal Morro dos Stinghen junto ao Ministério de Meio Ambiente. Agora o Parque integra oficialmente o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC – Lei Federal9.985/2000).

O SNUC é o conjunto de todas as unidades de conservação (UC) federais, estaduais e municipais, de diferentes categorias, cujo objetivo é potencializar o papel das unidades de conservação, de modo que sejam planejadas e administradas de forma integrada, assegurando que amostras significativas e ecologicamente viáveis das diferentes populações, habitats e ecossistemas estejam adequadamente representadas no território nacional e nas águas jurisdicionais.

O Parque com área de 41 hectares, foi criado pela Lei ordinária, 7180/2015, de 18/12/2015, e está localizado na área rural do bairro Barra do Rio Cerro. O Parque é a primeira Unidade de Conservação Pública do Município e do Vale do Itapocu, criando um importante cinturão verde, que cerca Jaraguá e segue do Morro da Boa Vista até a região da Pedra Branca.

Tem como objetivo a preservação da Mata Atlântica, possibilitando a realização de pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades guiadas de educação e interpretação ambiental em contato com a natureza, além da soltura de animais selvagens resgatados pela Fujama.

Para iniciar os trabalhos de funcionamento do Parque, a Fujama busca parceria para a gestão compartilhada do mesmo, possibilitando assim a abertura à visitação, além dos serviços de fiscalização e elaboração do Plano de Manejo.

Mais informações sobre o Parque podem ser obtidas em http://www.mma.gov.br/areas-protegidas/cadastro-nacional-de-ucs/consulta-por-uc

Rogerio Luiz Tallini

Pin It