Facisc apresenta Programa de Desenvolvimento Local para Corupá

DSCN2399

O coordenador de projetos da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) Osmar Vicentin, apresentou na tarde desta quarta-feira (22) o Programa de Desenvolvimento Econômico Local (DEL) ao prefeito João Carlos Gottardi, secretários municipais, vereadores e representantes de entidades representativas de Corupá. O evento foi organizado pela  Associação Empresarial de Corupá (Aciac). Após a apresentação, agora a Aciac e Prefeitura pretendem trabalhar no estabelecimento de um convênio para que o Programa DEL possa ser implantado em Jaraguá do Sul.

O Programa Desenvolvimento Econômico Local (DEL) tem como objetivo instituir um modelo de gestão, capaz de contribuir para o desenvolvimento dos municípios. Por meio do Programa, os municípios, unem iniciativa pública e privada para garantir projetos de interesse da comunidade, em prol do desenvolvimento econômico sustentável. Tudo feito em parceria e por meio da implementação da política de desenvolvimento sócio econômico representado por um conselho e câmaras temáticas de trabalho. O modelo surgiu na Alemanha, onde existem conselhos de desenvolvimento que pensam os municípios a longo prazo.

Em Santa Catarina, a Facisc foi a responsável por adaptar o Programa DEL inicialmente em 17 municípios e tem como objetivo pensar a cidade para daqui a 20 anos, com foco no planejamento, execução e resultados. A metodologia implantada pela Facisc e associações empresariais das cidades onde existem o Programa, já contabiliza resultados positivos em todos os municípios.

Apresentação

 

Durante a apresentação feita pelo coordenador de projetos da Facisc Osmar Vicentin, foi destacada a importância de unir esforços da iniciativa pública, privada e entidades organizadas para planejar e executar ações para o desenvolvimento do município. O primeiro passo para que o programa seja colocado em prática é uma parceria entre Prefeitura e Associação Empresarial por meio de convênio que deve ser aprovado por lei na Câmara de Vereadores. Após é nomeado um agente de articulação que vai trabalhar junto das câmaras temáticas formadas por voluntários representantes do setor público, privado e entidades.

 

O grupo que esteve na apresentação da Facisc ficou satisfeito e empolgado com a proposta de instalação do Programa DEL em Corupá. Para o prefeito João Gottardi, o programa é uma oportunidade para que o município planeje seu futuro com o envolvimento de toda a sociedade. “Precisamos pensar Corupá para frente, para daqui 20 ou 30 anos. Temos muito potencial e o envolvimento para uma cidade melhor começa pela união de todos os segmentos: público, privado e entidades”, destaca.

 

Segundo o presidente da Aciac Cristiano Hack, esta é uma boa oportunidade para Corupá ingressar no Programa de Desenvolvimento Local e fazer com que todos os potenciais da cidade possam ser levantados e trabalhados em conjunto.

Vários temas podem ser trabalhados para o desenvolvimento local em Corupá, desde o turismo, educação, bananicultura e plantas ornamentais, entre tantos outros que devem surgir com o diagnóstico do município a ser feito pela Facisc e trabalhado em conjunto com os integrantes do Programa DEL a partir de que for implantado.

Áurea J. Arendartchuk

Pin It