ETE São Luís recebe alunos do IFSC

Visita ETE São Luis (1)

Depois da visita na Estação de Tratamento de Água Central (ETA) na semana passada, os alunos do quarto semestre do curso Técnico em Química, do Instituto Federal de Santa Catarina, estiveram na Estação de Tratamento de Esgoto do bairro São Luis (ETE). Acompanhados dos professores Cláudio Cascaes e Caroline Weiberg, conheceram todo o sistema de coleta, tratamento e destinação do esgoto de Jaraguá do Sul.

Os estudantes foram recepcionados pelo Coordenador da ETE Cleber Fernandes de Oliveira e pelo técnico Silas Alexandre de Souza Junior. Eles informaram que Jaraguá do Sul tem uma das maiores cobertura de esgoto do Sul Brasil, com 80%, muito acima de grandes municípios catarinenses. Explicaram o processo de funcionamento que é por sistema de Lodo por Batelada  e as etapas de todo o trabalho realizado pelo do Samae de Jaraguá do Sul.

A ETE São Luís tem capacidade para atender aproximadamente 77 mil habitantes dos bairros Vila Lenzi, Nova Brasília, Jaraguá Esquerdo, São Luís, Tifa Martins, Barra do Rio Molha, Barra do Rio Cerro e Jaraguá 99. A unidade está equipada tecnologia de ultima geração dentre estes o sistema de coleta, afastamento e queima do biogás gerado nos reatores anaeróbios, minimizando a emissão de gases poluentes para a atmosfera.

A estação é automatizada e todos os equipamentos são controlados por um sistema supervisório, sendo as informações transmitidas por telemetria e registradas em banco de dados localizado no servidor central do Samae. As condições operacionais poderão ser visualizadas de qualquer distância via internet, resultando em segurança e tomadas de ações rápidas.

 

Ricardo Portelinha

Pin It