Estação meteorológica da Epagri no Itapocu é automatizada

Jaraguá do Sul ganhou nesta quinta-feira(20) mais um importante reforço no trabalho de prevenção a desastre naturais. A estação meteorológica da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) – localizada, próxima a ponte Abdon Baptista, Centro, às margens do Itapocu foi totalmente automatizada. A unidade é uma das mais antigas de Santa Catarina tendo sido construída na década de 1930.

A melhoria permite o envio de dados como umidade do ar, pressão atmosférica, quantidade de chuva num determinado período e temperatura em tempo real, via satélite para o sistema Epagri/Crima outras entidades que fazem este tipo de monitoramento como a Secretaria Municipal de Defesa Civil da Prefeitura de Jaraguá do Sul (Sedef).. A estação jaraguaense é uma da cinco no Estado a possuir tal tecnologia. Na tarde de ontem, técnicos da Sedef e da própria Epagri passaram o dia fazendo testes no novo equipamento.

Em termos de tecnologia de prevenção a desastres naturais além desta estação, a Sedef conta ainda com sete pluviômetros, seis estações hidrometeorológicas em funcionamento sendo cinco delas instaladas na Barra do Rio Cerro e que pertencem à empresa Malwee Malhas, e outra, do grupo Arroz Urbano, no Jaraguá Esquerdo. Existem outras 18 estações como estas resultantes da parceria entre Defesa Civil de Jaraguá do Sul e Centro Católica de Santa Catarina que estão em fase de implementação. O município conta ainda com mais uma estação meteorológica da Epagri, localizada no bairro Jaraguazinho, também automatizada.

Foto ilustrativa.

Pin It