Espaço Mulher promove curso sobre uso da terra em artesanatos

Oficina Cores da Terra Epagri3.rotacionado.rotacionado

O Espaço Mulher da Secretaria Municipal de Assistência Social e a Epagri promoveram no dia 29 de março, a Oficina de Cores da Terra, com a participação de 12 mulheres artesãs. A oficina teve como objetivo trabalhar educação ambiental, onde foi abordado a importância da preservação, proteção e recuperação do solo. A instrutora Josiane de Souza Passos, da Epagri, explica que a técnica de cores da terra consiste em produzir tintas mais baratas e de boa qualidade. “Despertar o olhar para as cores da terra, semeando o respeito e o cuidado com o planeta, trazendo alternativas para a arte em um mundo sustentável”, acrescenta Josiane.

Durante a oficina, as participantes tiveram orientações e receberam dicas de como coletar o solo, observando as muitas nuances de cores que a terra proporciona com tons avermelhados, amarelados, rosados, pretos, brancos e com características arenosos, argilosos e calcário, usando as diferentes tonalidades para fazer tintas baratas e sustentáveis, acrescentando apenas água e cola.

Depois de produzir as tintas as tintas, as participantes pintaram vários objetos decorativos, como vasos de cerâmica e peças de madeira. “Essa tinta possibilita a pintura de interiores e exteriores e tem durabilidade alta. O uso de pigmentos naturais para produção de tintas remonta à pré-história”, diz a instrutora. A proposta é que após a oficina, as mulheres olhem para o solo de maneira diferente, observando as cores e as características que ali se apresentam. “O solo é vida que se traduz em cores que somente um olhar sensível é capaz de reconhecer”, completa.

O curso ocorreu no Espaço Mulher, junto ao Parque Municipal de Eventos. Os participantes usaram materiais de baixo custo, como terra seca destorroada de diversas tonalidades, cola cascorez rótulo azul, lápis preto, caneta, tesoura, panos, fita crepe, pincéis de vários tamanhos, bacias, vidros ou potes com tampas, copo medidor, colheres, peneira de cozinha, jornais ou panos usados, potes e objetos de madeira, cerâmica e papel.

Rogério Tallini

Pin It