Equipe de Corupá conhece modelo de creche construída em PVC em Barra Velha

Representantes da Associação de Municípios do Vale do Itapocu (Amvali) acompanharam na manhã de hoje o prefeito de Corupá João Carlos Gottadi, o secretário de Saúde Irineu Pasold e o diretor de planejamento e engenharia Aristides Panstein em visita ao Centro Municipal de Educação Infantil Professora Célia Müller Cubas, em  Barra Velha, onde a estrutura do espaço é construída pré-moldados de PVC.

DSCN0917

A visita, segundo o secretário Pasold, serviu para conhecer alternativas rápidas e de fácil manutenção, para que sejam adaptadas ao projeto do novo posto de saúde de Corupá que está sendo projetado para ser construído pela Prefeitura no bairro João Tozini.  A secretária executiva da Amvali, Juliana Demarchi e o engenheiro civil da entidade Guilherme Oheheiler agendaram e acompanharam a visita da equipe de Corupá.

O CEI de Barra Velha segue sistema construtivo alternativo com o uso do PVC nas paredes. A unidade foi construída em 2011 e, segundo a diretora do espaço Icione Tibuski, por ter paredes de plástico não tem custo com pintura e a limpeza é facilitada. Para que a estrutura não fique fragilizada, a estrutura de PVC é feita especialmente para o fim de construções e recebe no meio camada de 7 cm de concreto. As paredes são as de estrutura pré-moldada e, portanto, são fáceis de montar e apresenta excelente resistência.

De acordo com o prefeito João Carlos Gottardi, a Prefeitura busca alternativas para que se possa ser construído um posto de saúde com material alternativo, resistente e de forma mais rápida no município. “Esta foi a primeira alternativa que estamos conhecendo. Pretendemos ainda ver outros tipos de construção que podem ser viáveis para se aplicar no município”, salienta.

Mais sobre as casas de PVC

DSCN0944

As casas feitas com estrutura pré-fabricada em PVC são mais econômicas, principalmente quando se trata de sua manutenção como por exemplo no reboco ou na pintura, que não precisam ser utilizados neste material.

Outra vantagem das casas em PVC, é a resistência ao solo, pois sua estrutura é mais leve e não ocorrem rachaduras ou infiltrações de umidade. Este tipo de construção, também tem a construção pelo menos 3 vezes mais rápida que a construção convencional, pois as placas de PVC já vêm prontas da fábrica, não necessitando de acabamento finais para as paredes, somente para o piso.

 

Áurea J. Arendartchuk

Pin It