Embaixador da Hungria visita Jaraguá do Sul

IMG_8825

O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Aleixo Lunelli, recebeu em seu gabinete, na manhã desta quarta-feira (25), a visita do embaixador da Hungria, Norbert Konkoly, acompanhado do adido comercial, Peter Sutyinski e da cônsul honorária hungara em Santa Catarina, Christina Vasconcelos Lago. O encontro contou ainda com a participação do presidente da Associação Húngara de Jaraguá do Sul, Amauri Francisco Steinnacher e da diretora da entidade, Bernadete Painstein, além da secretária municipal de Cultura Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry.

Na conversa com Lunelli, Norbert ressaltou características que fazem do Brasil um parceiro em potencial da Hungria “Principalmente pelo calor humano do povo brasileiro”, destacou. Konkoly destacou que antes de diplomática a iniciativa vir a Jaraguá do Sul se trata de uma missão econômica. Além da Prefeitura, o roteiro do embaixador na cidade incluiu visita às instalações da empresa Weg entre outros locais. “A participação em missões como essa ou em fóruns empresariais é uma tendência hoje entre os representantes diplomáticos”. Ele afirmou que hoje a economia de seu país hoje segue numa crescente de 2 a 3% ao ano. “Por isso, é muito importante esta troca de informações constante sobre tecnologia e gestão com outros países”, ponderou o embaixador, que na Europa tem como principal parceiro a vizinha Rússia.

Membros da Associação Húngara também destacaram que sempre tiveram apoio e respaldo da Embaixada do páís, com sede em Brasília (DF), nas ações da instituição no município. Ao lado da alemã e italiana, a etnia húngara é uma das mais representativas em Jaraguá do Sul. “Através deste apoio, 12 jovens dessa nossa comunidade devem fazer intercâmbio para o País de seus descendentes, sendo que dois deles já devem viajar em breve”, destacou Bernadete Painsten que lembrou que recentemente um grupo folclórico jaraguaense visitou a nação do Leste Europeu.

IMG_8830

Emerson Gonçalves de Almeida

Pin It