Dia Mundial de Luta contra a Aids será lembrado na terça (1º)

#PARTIUTESTE
A Secretaria da Saúde de Jaraguá do Sul organiza na semana que vem uma série de ações de prevenção e controle da Aids e outras doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis e hepatites. Entre as ações está a distribuição de materiais informativos e camisetas da campanha, a realização de testes rápidos em todas as unidades de saúde, na Católica de Santa Catarina (1º, 2 e 3 de dezembro), no Centro Administrativo Municipal (1º de dezembro) e mobilização das empresas com relação ao tema. As ações são motivadas pelo Dia Mundial de Luta contra a Aids, comemorado em 1º de dezembro.

Durante todo o ano, o Programa Municipal de Controle das DSTs/Aids e hepatites virais oferece suporte aos pacientes através de atendimento médico, de enfermagem e psicológico, realiza testes rápidos para o diagnóstico precoce e oferece medicação gratuita por meio do SUS.

Jaraguá do Sul tem um acumulado de 74 casos novos em 2015, 46 a mais que no ano passado. A gerente de Vigilância em Saúde, Fabiane da Silva Ananias, explica que o aumento se deve a dois fatores. Estamos realizando mais testes rápidos, eles estão mais acessíveis à população. Todas as unidades de saúde têm à disposição o teste. O outro fator é o aumento de casos de sífilis que levaram muitas pessoas a procurar os serviços de saúde e foram encaminhados para testar também o HI”, detalha Fabiane. Destas 74 pessoas, 54% chegaram como portadoras saudáveis do vírus, o que reforça a importância de testar mais para descobrir o mais cedo possível. Em 2014 este percentual foi de 42%.

O Ministério da Saúde alerta que a forma mais eficaz de prevenção continua sendo o uso de preservativo em todas as relações sexuais. Mas se ficar na dúvida ou se nunca tiver feito o teste, procure o posto de saúde mais próximo.

O teste rápido está disponível em todas as unidades de saúde, fica pronto em 20 minutos e precisa apenas de uma picadinha na ponta do dedo. O teste laboratorial pode ser feito no Laboratório Municipal (fone 2106-8330) na Rua Jorge Czerniewicz, 800 – bairro Czerniewicz.

Clarissa Hammes Borba de Oliveira
Pin It