Desfile do Schützenbaum lançou oficialmente a 28ª Schützenfest

006

O primeiro evento oficial de lançamento da 28ª edição da Schützenfest (Festa dos Atiradores), o Schützenbaum, agitou o Centro de Jaraguá do Sul na manhã de sábado. Integrantes da Associação dos Clubes e Sociedades de Tiro do Vale do Itapocu (ACSTVI), da Comissão Central Organizadora (CCO) da Schützenfest, da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, grupos folclóricos, rainha, princesas e o Wilfried participaram do desfile do tradicional Schützenbaum (Árvore dos Atiradores) que percorreu parte da Avenida Getúlio Vargas, passando pelo calçadão, até a Praça Ângelo Piazera.

O Schützenbaum, que representa o lançamento oficial do evento, tem origem nas festividades do Mainbaum, realizadas na Baviera, na Alemanha, e significa árvore de maio. Nestas festas, o tronco de uma árvore é erguido e enfeitado com os símbolos das profissões, das religiões e emblemas políticos e culturais conhecidos na localidade.

Pelo segundo ano consecutivo, a Schützenfest será realizada em novembro. Este ano a festa será de 10 a 20 de novembro, no Parque Municipal de Eventos. Segundo o presidente da Fundação Cultural Sidnei Lopes, a mudança da data da Schützenfest foi bem aceita pelo público desde o ano passado. “A festa também está ainda mais germânica com a valorização dos pratos típicos, as apresentações dos grupos folclóricos e os bailes com bandas da região”, complementou.

O prefeito Dieter Janssen comemora o fato da Festa ter alcançado a auto-suficiência financeira. “Pela primeira vez a festa vai ser paga com recursos próprios. Isso por conta do superávit que a festa teve ano passado e por conta da venda dos espaços para a edição deste ano. Isso é muito importante para o fortalecimento deste evento que é tão tradicional na nossa cidade”, destacou.

Áurea J. Arendartchuk

Pin It