Dermatologistas examinam lesões da pele gratuitamente no dia 26

Uma ação que acontece em todo o país no mesmo dia e horário mobiliza dermatologistas de Jaraguá do Sul no próximo sábado (26), das 9 às 15 horas, no Pama 1 (Czerniewicz). Trata-se do Dia Nacional de Combate ao Câncer da Pele – Dia C, promovido pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, que tem por objetivo prevenir e diagnosticar precocemente o maior número possível de pessoas quanto ao câncer da pele. A Secretaria da Saúde de Jaraguá do Sul apoia a ação.

Em Jaraguá, a ação vai mobilizar seis dermatologistas, que irão realizar, gratuitamente, exames preventivos e encaminhar as pessoas com lesões suspeitas para tratamento pelo SUS. A prioridade é atender moradores de Jaraguá do Sul. Pacientes de cidades vizinhas serão atendidos, mas não terão encaminhamento no caso de lesões suspeitas. Serão orientados a procurar uma unidade de saúde em sua cidade. Não serão atendidos pacientes com problemas dermatológicos não suspeitos de câncer de pele, já que o foco da ação é a prevenção à doença. No ano passado foram atendidas no Dia C 144 pessoas.

Campanha pelo Brasil

Cerca de três mil dermatologistas voluntários realizarão consultas gratuitas em 127 postos de atendimento, em 25 estados brasileiros. A previsão é que mais de 30 mil pessoas sejam atendidas durante a mobilização. O atendimento será restrito para análise, diagnóstico e tratamento do câncer da pele. Para saber os locais de atendimento, basta acessar: www.controleosol.com.br.

Clarissa Hammes Borba de Oliveira

 

Pin It