Colocado em prática programa de rearborização em Jaraguá do Sul

67ac513a-775a-416e-bf99-a44380e6c342
Foi justamente num bairro com nome de árvore que funcionários do Setor de Jardinagem da Secretaria de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Jaraguá do Sul iniciaram o Programa de Rearborização Urbana do município. A iniciativa tem a parceria da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama). Cerca de 100 mudas de manacá roxo foram plantadas na Rua Antônio Radtke no bairro Ilha da Figueira. Nos próximos dias outras vias do bairro como a José Theodoro Ribeiro e Rinaldo Bogo devem passar pelo plantio.
De acordo com o secretário de Obras, Onésimo Sell, o trabalho na Figueira é só começo do trabalho, que tem como meta o plantio de 3 mil em toda a cidade. No dia 17 está previsto inicio do plantio ao longo da Marechal Deodoro, uma das principais vias da cidade. Ali, as mudas irão substitui árvores que foram cortadas ou caíram devido a temporais.
Além do manacá roxo outras As espécies de mudas escolhidas para o programa como extremosa branca, extremosas lilás, extremosas vermelhas. pata de vaca, canelinha, quaresmeiras, ipês amarelos, ipês roxos, sibipirunas e jacarandá mimosifolia. Em comum esses tipos árvores tem como características suas raízes que crescem para baixo, sentido vertical, o que evita dados à tubulações e calçadas. O que as torna ideal para o trabalho de arborização urbana.
Onésimo lembra também que a ação é alusiva ao aniversário de 141 anos de Jaraguá do Sul. A ideia, segundo ele, “melhorar a qualidade de vida da comunidade jaraguaense” com essa nova arborização. O secretário aponta que o plantio foi pensado para que, inclusive, não obstrua o tráfego das bicicletas em ciclofaixa ao lado do meio-fio, já que as árvores ficam fora da calçada.
Emerson Gonçalves de Almeida
Pin It