Campanha de Alevinos entrega perto de 30 mil espécimes

20151113_083032

Terminou nesta sexta-feira (13), a Campanha da Alevinos 2015 promovida pela Prefeitura de Jaraguá do Sul por meio da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Rural e Agricultura . Nas dependências da própria Semag foram entregues, a 29 produtores cadastrados, perto de 29,9 mil de alevinos. Deste total 69 % foram de tilápia, 7 % de carpas, 4,6 % de bagres, 17 % de espécies nativas (pacu, lambari, cascudo, curimba, tambacu e piauçu), 1,4 % de predadores (trairão, dourado e pintado)

Um dos organizadores da iniciativa, o engenheiro agrônomo da Secretaria do Desenvolvimento Rural, Jackson Haroldo Schütz, disse que os números da campanha deste ano foram menores que as anteriores. “Apesar de termos mantido praticamente os mesmos preços do ano anterior, acredito que a crise econômica explique a menor adesão por parte dos nossos produtores desta vez”, analisou. “Mas acredito que no próximo ano, com a volta da realização de duas campanhas, estes números voltem aos patamares anteriores.”, destacou Schutz. Na penúltima campanha, em 2014, o total registrado foi de 90 mil alevinos.

Mesmo assim, alguns produtores continuando motivados em aplicar na criação de peixes, uma cultura que passa de geração para geração como é o caso de João Rui Florentino e o filho Narciso. Os dois adquiriram exemplares de tilápia e tambacu. “Primeiro, a gente vai deixar lá nos tanques do pai, em Santa Luzia, pra crescer um pouquinho e depois transferimos parte deles para minha propriedade em Schroeder”, explicou Narciso, que ao lado do pai, foi buscar sua encomenda na Secretaria de Desenvolvimento Rural.

Outro que apareceu foi o produtor e morador de Nereu Ramos, Ademir Tissi. “Vim garantir umas tilápias para vender para os amigos e até para consumo próprio”, afirmou enquanto pegava seu pacote de peixes. Jackson Schutz projeta a próxima campanha para o primeiro trimestre de 2016.

Emerson Gonçalves de Almeida

Pin It