Bancada de Aferição de Hidrômetros do Samae é referência em Santa Catarina

Bancada hidrômetros

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Jaraguá do Sul (Samae) tem entre as suas atividades a avaliação dos hidrômetros para testar a qualidade do equipamento. Para isso, possui uma bancada de aferição e profissionais capacitados para a realização do serviço.

Esse trabalho vem sendo reconhecido, pois o Samae já divide sua capacidade técnica com outras autarquias em Santa Catarina. Na quarta-feira (22/02), técnicos da Companhia Águas de Joinville (CAJ) estiveram em Jaraguá do Sul para trocar experiência na área operacional e conhecer a os trabalhos de aferição de hidrômetros.

A bancada, que hoje é utilizada para verificar o desempenho dos hidrômetros instalados em campo, é considerada uma das melhores de Santa Catarina. O Samae possui metodologia de trabalho e tecnologia na aferição diferenciada. É feito um parecer técnico baseado no laudo do INMETRO atestando que o equipamento está dentro dos padrões ou não, o que dá credibilidade quanto à precisão na micromedição. Se o hidrômetro estiver fora dos padrões é feita troca por um novo.

Para comprovar a qualidade do trabalho do Samae, também na quarta-feira (22/02), representantes do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) realizaram inspeção da bancada para verificar se a mesma atende as regras estabelecidas da Norma NIE/DIMEL/016. De acordo com o INMETRO, o Samae de Jaraguá do Sul é o único que tem a bancada aferida em Santa Catarina e que tem credenciamento do órgão nacional para verificações de hidrômetros.

 

Ricardo Portelinha

Pin It