Agrotec apresenta em Itajaí tecnologias para produção agrícola de pequena escala

Nos dias 15 e 16 de setembro, cerca de três mil agricultores familiares de várias cadeias produtivas agrícolas e pesqueiras do Estado estarão reunidos em Itajaí para a 3ª Agrotec – Mostra Catarinense de Tecnologias para Agricultura de Pequena Escala. O evento, que nas edições anteriores foi realizado em Pomerode, terá palestras, minicursos e expositores que produzem máquinas, implementos, equipamentos e insumos dimensionados para produção de pequena escala.

O evento nasceu da necessidade de reunir agricultores de pequena escala, fornecedores e desenvolvedores de tecnologias para a área. Assim, foi criado um espaço para expositores, dos setores privados e público, que estarão apresentando inovações tecnológicas para a agricultura. Serão apresentadas tecnologias de secagem de frutas, ervas e hortaliças e tecnologia fotovoltaica para as propriedades rurais. O evento traz também automação de estufas para irrigação e fornecimento de luminosidade, estação meteorológica, sistema de produção orgânica e veículo aéreo não tripulável (Vant) para pulverização e levantamentos de imagens. No setor público, serão apresentadas tecnologias desenvolvidas pela Epagri, IFSC e Furb.

Outro destaque será a apresentação de inventos desenvolvidos por agricultores e técnicos. José Antonio Schpanski, da equipe de apoio à pesquisa da Epagri em Canoinhas, vai apresentar o sistema de monitoramento de abelhas por peso, que é uma balança acoplada à caixa de mel. O agricultor Paulo Marangoni estará expondo seu alimentador automático para piscicultura. De Orleans, o agricultor Jairo Niehues traz mais um equipamento para a apicultura, a desoperculadora automática dupla face, que retira automaticamente os opérculos dos dois lados do favo de mel, deixando-o pronto para a centrifugação. Também será apresentada uma máquina de colher aipim.


Máquina de colher aipim será apresentada. Foto: Aires Mariga/Epagri

Na quinta-feira, 15, a Agrotec abre para o público, que entre às 9h e 18h poderá visitar o pavilhão de expositores. A partir das 10h, tem início o Encontro Catarinense de Empreendedores do SC Rural, que faz parte da programação do evento e será aberto com palestra do governador Raimundo Colombo. O encontro segue até às 17h com palestras de professores da UFSC e da Udesc. Na sexta-feira, o pavilhão de exposições funciona também das 9h às 18h e o ciclo de palestras vai das 10h às 15h45.
Gisele Dias

Pin It