Agentes comunitários de saúde recebem capacitação

A Secretaria de Saúde de Jaraguá do Sul promoveu nessa semana, na sala de treinamento do Hospital São José, uma capacitação voltada aos agentes comunitários de saúde. O curso continua nas duas próximas semanas com os outros dois grupos de agentes, já que o total de profissionais foi dividido em três grupos, para não prejudicar o atendimento à comunidade.

A capacitação vai preparar os 111 agentes comunitários de saúde de Jaraguá do Sul para agir preventivamente no quesito saúde e social das famílias jaraguaenses. Entre os temas abordados estão os programas da Vigilância em Saúde (DST/Aids, hepatites virais, tuberculose, imunização, vacinação antirrábica); o  Serviço de Saúde Mental (os Caps, temas como depressão e tentativa de suicídio); a importância do acolhimento; as Academias de Saúde; e o Serviço de Atenção Domiciliar.

O agente comunitário Anderson Ricardo Pisetta, do posto de saúde de Nereu Ramos, afirma que a capacitação é fundamental para conhecer as ferramentas à disposição dos agentes e a rede de apoio a quem eles podem recorrer em caso de necessidade das famílias visitadas. “Trabalho há três anos como agente comunitário de saúde e esse curso me fez entender melhor meu papel no dia-a-dia das famílias. Gostei muito quando esclareceram o assunto ética e sigilo das informações”, citou.

IMG_2395

Clarissa Hammes Borba de Oliveira
Pin It