Quanto tempo você passa escovando os dentes? Saiba qual é o período ideal

mulher-escovando-dentes-1116-1400x800

É chocante perceber como as pessoas não têm apreço por seus dentes. De acordo com uma pesquisa do Ministério da Saúde, enquanto crianças, os brasileiros de 12 anos têm cerca de dois dentes comprometidos. Porém, aos 19 anos, esse número sobe para quatro dentes e aos 35 anos, a média de dentes com problemas aumenta para 17 e com até eventual perda de alguns dentes. Aos 70 anos, o comprometimento pode chegar a 27 dentes, quando um ser humano adulto possui normalmente 32 dentes.

Necessidade de higiene bucal

Esses números são reflexo da falta de informação sobre a higiene bucal e o descuido com hábitos simples, mas que precisam ser repetitivos. Entre eles, visitar o dentista regularmente e escovar os dentes com zelo, paciência e tempo de dedicação.

Qual tempo ideal de escovação?

A recomendação é que os dentes sejam escovados, no mínimo, três vezes ao dia durante dois minutos usando, de preferência, um creme dental com flúor. Principalmente de manhã, após comer e antes de dormir, escove as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores. Em seguida, escove as superfícies de mastigação.

Na hora de escolher, a maioria dos dentistas concorda que a escova dental de cerdas macias é a melhor para a remoção da placa bacteriana e dos resíduos de alimentos. As escovas com cabeças menores também são mais adequadas, porque alcançam melhor todas regiões da boca, como, por exemplo, os dentes posteriores, mais difíceis de alcançar.

Cuidado com a intensidade da escovação

Se você escova os dentes com muita força, ou faz movimentos muito agressivos durante a escovação, pode causar uma retração da gengiva. Aplicar muita pressão na hora de escovar pode realmente causar lesões, como aftas e dor, além de desgastar a estrutura do dente.

Bolsa de Mulher.

Pin It