Abertura da Olesc ocorre no sábado (28) na Arena Jaraguá

IMG_3066
O evento de abertura da 15ª edição da etapa estadual dos Jogos da Juventude Catarinense (Olesc), será às 19h30 de sábado (28), na Arena Jaraguá, com a presença de mais de 3 mil atletas e 500 representantes de equipes técnicas de 76 municípios do Estado. Este e outros detalhes finais sobre a competição foram repassados na manhã de hoje em coletiva de imprensa realizada na Fundação Municipal de Esportes e Turismo (FME). O evento segue até o dia 5 de dezembro quando ocorre o encerramento, às 13 horas, no Ginásio de Esportes Arthur Müller.

A Olesc envolve atletas de 13 aos 16 anos em 14 modalidades, sendo estas: atletismo (masculino/feminino), basquete (m/f), ciclismo (m/f), futsal (m/f), ginástica artística (m/f), ginástica rítmica desportiva (feminina), handebol (m/f), judô (m/f), karatê (m/f), natação (m/f), tênis (m/f), tênis de mesa (m/f), vôlei (m/f) e xadrez (m/f). Jaraguá do Sul participa da competição com 200 atletas em 11 modalidades.

Serão 15 locais de competição espalhados pela cidade (confira mapa anexo) e 30 alojamentos, dentre estes escolas municipais e estaduais, que devem receber os atletas e equipes técnicas.

Segundo o presidente da Fundação Municipal de Esportes e Turismo (FME) Jean Leutprecht, as competições ocorrerão ao longo da semana dos jogos, mas grande parte deve ser no período da tarde, das 13h30 às 20 horas. “Estamos dando destaque e valorizamos o esporte com a realização de uma competição tão importante como é a Olesc em Jaraguá do Sul”, acrescenta Leutprecht. Para o evento de abertura, Leutprecht comenta que serão dados destaques para os atrativos e potenciais de Jaraguá do Sul.

Leutprecht destacou na coletiva o empenho da FME e comissão organizadora do evento para preparar a competição em tempo recorde. Agradeceu a aceitação do prefeito Dieter Janssen para que Jaraguá do Sul fosse sede da Olesc e o secretário Regional Leonel Pradi Floriani, que auxiliou nas articulações com o Governo do Estado.

O prefeito Dieter Janssen destacou o fato de Jaraguá estar sempre participando de eventos fora da cidade e de agora sediar uma competição de destaque como a Olesc. “Agora chegou a nossa vez de receber e receber muito bem. Levando em conta o momento econômico atual, teremos uma edição enxuta, mas muito bem organizada”, destacou.

Durante a coletiva, o prefeito recebeu da Comissão de Regulamentação do Fundo para o Desenvolvimento do Desporto de Jaraguá do Sul (Fundej) solicitação para que seja incluída na Lei Orçamentária Anual de 2016 o repasse ao fundo de 9,83% da receita corrente proveniente de receitas de impostos e transferências constitucionais a partir do próximo ano. O Fundej já foi discutido em audiência pública realizada pela Câmara e agora está sendo analisado pela Prefeitura de Jaraguá do Sul.

Primeira competição

No fim de semana passado (21 e 22) ocorreu a disputa da modalidade atletismo da Olesc que ocorreu em Itajaí sendo realizada fora de Jaraguá por conta da necessidade de pista adequada. Joinville e Criciúma conquistaram o troféu de campeão geral no masculino e vice no feminino respectivamente. Em terceiro lugar no feminino o município de Chapecó e no masculino São José. Jaraguá do Sul conquistou três medalhas de ouro e uma de prata e outra de bronze. O destaque da competição foi o atleta Gabriel Tavares que conquistou duas medalhas de ouro, uma no decatlon e outra no salto com vara. Parte dos atletas que participaram da disputa do atletismo foram apresentados na manhã de hoje na coletiva de imprensa pelo técnico da modalidade Adriano Moras.

Áurea J. Arendartchuk

Pin It