Artista plástico L. Marcol lança livro-arte na Biblioteca Municipal

IMG_0451

O artística-plástico Lourival Marcos Cardozo, conhecido como L. Marcol, lançou seu livro “Sonho – O despertar da procura”, na manhã deste sábado (6), na Biblioteca Pública Municipal Rui Barbosa, no Centro de Jaraguá do Sul.

L. Marcol conta que a paixão pela pintura ele trouxe da infância, a partir da lembrança das histórias contadas pela avó e das diferentes correntes culturais do pai afrodescendente e da mãe, de origem europeia. “Meu pai sempre falava do sofrimento do seu povo, já minha mãe trazia a alegria das músicas e as cores da Europa”, resumiu o artista ao ser questionado sobre a origem da inspiração para as obras.

Além de distribuir seu livro gratuitamente ao público que prestigiou o lançamento, o artista teve a oportunidade de expor alguns de seus quadros no espaço da Biblioteca.

O livro-arte foi contemplado pelo prêmio concedido pela Fundação Municipal de Apoio à Cultura de Jaraguá do Sul, o projeto gráfico é do designer catarinense Roberto Lanznaster e a coordenação editorial é da produtora cultural Soila Freese.

Sonho – O Despertar da Procura, reúne as principais obras produzidas pelo administrador de empresas, que conta por meio de imagens a trajetória do artista natural de Joinville, que mora em Jaraguá do Sul desde 1975, local onde construiu a vida, amadureceu artisticamente e produziu diversos trabalhos que hoje estão espalhados, principalmente, pelos estados do Paraná e de Santa Catarina.

Apesar de esboçar os primeiros traços ainda na infância, foi somente quando se aposentou, no início dos anos de 2000, que L. Marcol mergulhou de corpo e alma em seus personagens e em suas cores vibrantes. Obras que fazem alusão a raças e costumes e chama a atenção pela beleza e dramaticidade única, revelando sentimentos de alegria, solidão e sofrimento. Não demorou muito tempo para o artista se firmar como pintor ousado ao misturar diversas fases das arte em seu trabalho.

Rogério Tallini
Pin It